Ato em homenagem a crianças palestinas ocorrerá na Zona Leste de SP

Desde o dia 22 de julho, ocorrem debates que abordam o aniversário das operações militares de Israel contra a Palestina. No encerramento do ciclo, organizado pelo Cebrapaz, um ato de homenagem inaugurará o plantio de um bosque com 551 árvores, na Cidade Tiradentes, Zona Leste da capital paulista. 

Faixa de Gaza - AFP / Bilal Telawi

As crianças foram aproximadamente 25% das vítimas fatais palestinas da terceira grande ofensiva israelense em cinco anos contra a Faixa de Gaza, entre 8 de julho e 26 de agosto de 2014, durante 51 dias de bombardeios que mataram, no total, 2.251 pessoas. A maior parte delas era civil e 551 eram crianças, de acordo com o relatório do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas divulgado em junho de 2015.

Como homenagem às crianças, que não são apenas estatísticas e representam o futuro do povo palestino, o ato inaugurará o plantio das 551 mudas e abordará a campanha contra a impunidade israelense, que permite a repetição do massacre e a perpetuidade da ocupação da Palestina. Um marco a ser instalado na entrada informará o nome “Bosque Crianças da Palestina”, com o contexto e os nomes das crianças.

O plantio inicial de 50 mudas será realizado em 25 de agosto, envolvendo alunos da EMEF Senador Luís Carlos Prestes (de Cidade Tiradentes), pelo Embaixador da Palestina Ibrahim Alzeben, o Subprefeito da Cidade Tiradentes Miguel Reis Afonso, a presidenta do Cebrapaz, Socorro Gomes, o diretor do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Guilherme de Cerqueira César e representantes dos movimentos sociais presentes.

Logo depois, na Biblioteca Temática de Direitos Humanos da Cidade Tiradentes, os representantes serão convidados para​ o ato político sobre a questão e a campanha contra a impunidade e a ocupação israelenses​, cujo fim é condição para a paz na Palestina.

Mas a Cidade Tiradentes não foi escolhida ao acaso: é um dos bairros com maiores índices de mortalidade violenta entre os jovens e fica em uma das áreas menos arborizadas do município de São Paulo. Por isso, a proposta do evento é expressar a solidariedade ao povo palestino ao mesmo tempo em que reivindicamos, nas grandes cidades, segurança e cultura para as crianças e os jovens brasileiros.

Serviço:

Data: 25 de agosto de 2015 (terça-feira)

Local: Parque do Rodeio (Rua Igarapé da Bela Aurora, 342, Portaria 3) e Centro Cultural e Biblioteca de Direitos Humanos (Av. Inácio Monteiro, 6900) | Cidade Tiradentes – São Paulo

Horário do plantio das mudas: 16h00 (Parque do Rodeio)
Horário do ato – com falas: 16h40 (Biblioteca de Direitos Humanos)
 

Atualizado para corrigir informações sobre os participantes do ato