Dia do Ciclista: Evaldo ressalta diminuição de acidentes em Fortaleza

Em sessão plenária da última quarta-feira (19/08), o vereador Evaldo Lima (PCdoB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza para lembrar a importância do Dia Nacional do Ciclista, comemorado desde 2008 no dia 19 de agosto. O parlamentar fez menção às ações da Prefeitura de Fortaleza que buscam a viabilização de uma cidade mais ciclável e ressaltou a consequente diminuição de acidentes envolvendo bicicletas na capital cearense.

De janeiro a junho de 2014, contou Evaldo, o Instituto José Frota registrou 675 ciclistas atingidos por motoristas nas vias públicas de Fortaleza. Em 2015, comparando o mesmo período, houve redução em 200 casos de ciclistas acidentados.

"Quero creditar isso à gestão do prefeito Roberto Cláudio, que tem feito muito para esta causa na cidade de Fortaleza. Em 2012, existiam aproximadamente 68 km de ciclofaixas e ciclovias em Fortaleza. Hoje nós temos mais de 125 km de ciclovias e ciclofaixas e, até agosto de 2016, chegaremos a 216 km. Ou seja, somente na atual gestão foram construídas mais ciclovias e ciclofaixas do que em toda a história da cidade de Fortaleza. Isso é muito importante", explanou o vereador.

Evaldo Lima lembrou que o Dia Nacional do Ciclista é comemorado por conta de um acidente fatal ocorrido em 2006. Em 19 de agosto daquele ano, o biólogo e ciclista Pedro Davison perdeu a vida aos 25 anos após ser atropelado por um automóvel no Eixo Rodoviário Sul, em Brasília. O fato se tornou mote para o projeto de lei aprovado pelo Senado em 2008, o PLC 43/08, que instituiu o Dia Nacional do Ciclista. Exatamente para lembrar que milhões trabalhadores usam diariamente das duas rodas em todo o país.

"É um dia também de reflexão para que haja menos bicicletas fantasmas nas vias públicas das grandes metrópoles do Brasil. A bicicleta fantasma é aquela colocada no local de acidente onde algum ciclista foi morto por veículo motorizado. Fica o recado aos motoristas, para que eles compartilhem as estradas. Precisamos de mais gestos de civilidade e urbanidade. Pedimos gentileza urbana", disse Evaldo.

O parlamentar do PCdoB lembrou os importantes avanços que Fortaleza tem desfrutado e ainda irá desfrutar ao longo dos próximos anos, possibilitados pelo cumprimento do Plano Diretor Cicloviário Integrado. Através do PDCI, que contou com relatoria de Evaldo na Câmara Municipal, Fortaleza vislumbra se tornar a cidade mais ciclável do Brasil, conscientizando a cada dia o seu morador sobre as vantagens de adotar a bicicleta como modal de transporte.

"Eu costumo dizer que não moro em Fortaleza. Eu namoro Fortaleza. É preciso que nós tenhamos a cada dia gestos de gentileza urbana. E pedalar é um desses gestos. Faz bem ao cidadão e faz bem a cidade", finalizou Evaldo.

Atuação de Evaldo Lima pelos ciclistas em Fortaleza

Diante desta data, o mandato do vereador Evaldo Lima (PCdoB) tem muito a comemorar pelo que tem sido visto em prol dos ciclistas na cidade de Fortaleza. Na Câmara Municipal, o parlamentar tem tido atuação de destaque, pensando numa capital cearense completamente aberta aos caminhos das bicicletas. Evaldo é autor e relator de projetos direcionados aos ciclistas que hoje tramitam na Casa Legislativo, além de ter adotado para seu cotidiano a bicicleta como meio de transporte de casa até o trabalho. Conheça o papel de Evaldo Lima nas ações voltadas ao ciclista em Fortaleza:

– Relator do Plano Diretor Cicloviário Integrado de Fortaleza (PDCI). Elaborado pela equipe técnica da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), o PDCI objetiva consolidar um planejamento de obras voltadas aos benefícios para a comunidade através de melhorias na mobilidade urbana da Capital. O projeto propõe a adaptação das vias públicas visando à adoção da bicicleta como mais um modal de transporte. Estipulando o prazo de 15 anos para as obras, o plano prevê 523 km de ciclofaixas, ciclorrotas e ciclovias na cidade.

– Autor do Projeto de Indicação 153/2015, que propõe a implantação de sensores nas ciclofaixas, destinados a fiscalizar e coibir a invasão destas por parte de veículos. O objetivo, segundo o parlamentar, é incentivar o convívio pacífico entre ciclistas, pedestres, motoristas e motociclistas, além de evitar que motos ou carros trafeguem ou estacionem nas rotas exclusivas para as bicicletas nas vias fortalezenses.

– Autor do Projeto de Indicação 252/2014, que autoriza a implantação do Bicicletar em Fortaleza, com o objetivo de disponibilizar bicicletas em estações onde o usuário pode retirar o equipamento, se locomover até o ponto da cidade que desejar e depois devolver em outra estação.

– Autor do Projeto de Indicação 197/2015, que dispõe sobre a criação de uma ciclofaixa que interligue as três unidades da rede Cuca através da Avenida Perimetral, intitulada "Ciclofaixa da Juventude". Atualmente, os centros atendem a população de Fortaleza nos bairros Jangurussu, Barra do Ceará e Mondumbim. Nos espaços são desempenhadas atividades de teatro, música, cursos de capacitação profissional, dentre outras voltadas à ocupação e oferta de oportunidades para a população. A ciclofaixa facilitará o acesso de muitos jovens às programações.

– Autor do Projeto de Indicação 196/2015, propondo a instalação de uma estação de Bicicleta Compartilhada em cada um dos Cucas, contemplando assim a completa implantação da Ciclofaixa da Juventude.

– Autor do Projeto de Indicação 41/2015, que visa disponibilizar o sinal de Wi-Fi nas Estações de Bicicletas Compartilhadas na cidade de Fortaleza. A ação contemplará todos os usuários do aplicativo de celular "Bicicletar". Estes, ao chegarem nas proximidades da estação, podem usufruir de sinal livre de internet. O acesso será de forma gratuita e deverá ser estendido a todas as estações Bicicletas Compartilhadas que forem instaladas na capital cearense.

– Autor do Projeto de Lei Ordinária 107/2015, que cria o selo "Empresa Amigo do Ciclista". A ação pretende incentivar entidades privadas a oferecerem bicicletários integrados com banheiros, chuveiros, armários e vestiários apropriados aos trabalhadores ciclistas.

O Mandato Na Morada Fortaleza acredita na cidade redesenhada para as bicicletas. Através do avanço do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) e de ações educativas, cada vez mais Fortaleza crescerá em caminhos abertos ao pedalar e, consequentemente, em número de adeptos da bicicleta como modal de transporte. Uma capital mais sustentável e menos escrava de congestionamentos depende disso.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)