Eliana Gomes: Nova política de moradia de interesse social

Por *Eliana Gomes

O Dia Nacional da Habitação, comemorado no dia 21 de agosto, é um momento importante para refletir sobre os passos que foram dados para que pudéssemos tornar a política pública de moradia uma pauta central para os entes governamentais.

Sabemos o quanto é necessário avançar, mas também devemos reconhecer a inédita atenção para esta pauta, que tem feito as reivindicações de movimentos comunitários saírem dos discursos para se tornarem realidade.

A Prefeitura de Fortaleza, via Habitafor, trabalha para garantir junto ao Governo Federal a execução dos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Embora o ajuste fiscal esteja atrasando o nosso cronograma de trabalho, continuamos na empreitada para garantir a execução dos empreendimentos e realizar o sorteio, tão aguardado pelos mais de 86 mil inscritos no programa.

Para além da entrega de unidades habitacionais, ampliamos o debate do direito à cidade, com a ocupação qualificada dos espaços públicos. Hoje, temos também o dever de garantir a moradia, tanto meio de equipamentos sociais quanto da segurança propiciada às famílias pelo papel da casa.

Outros aspectos da política de habitação de interesse social precisam ser aprofundados, tais como o trabalho social, realizado antes e depois do reassentamento das famílias.

Acompanhamos mais de 20 conjuntos habitacionais, promovendo autonomia, principalmente para as mulheres; capacitações para geração de emprego e renda; conscientização sobre meio ambiente e organização comunitária.

Estamos de mãos dadas, mais do que nunca, contra a onda conservadora que tenta impor outra pauta para a sociedade. Por isso, é preciso uni-la para defender uma das políticas públicas mais avançadas, que está transformando a vida de milhares de famílias e
ajudando a construir um Brasil melhor.

*Eliana Gomes é Secretária do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor)

Fonte: O Povo

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.