Servidores do Judiciário mantêm greve e marcam manifestação para terça

Servidores do Judiciário no Distrito Federal decidiram, em assembleia nesta sexta-feira (21), continuar em greve. Eles marcaram para a próxima terça (25) uma manifestação em frente ao Congresso Nacional contra o veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que previa reajuste salarial da categoria entre 53% e 78,56%.

Servidores do Judiciário protestam por reajuste e derrubado do veto presidencial - Agência Brasil

“Nós estamos lutando e fazendo todo um trabalho de convencimento para que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), marque uma sessão do Congresso Nacional para terça ou quarta, e coloque o veto em votação”, disse o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Distrito Federal (Sindjus), José Rodrigues Costa.

Segundo o sindicalista, os servidores rejeitam a proposta de reajuste definida entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Ministério do Planejamento. Ela prevê que o reajuste individual deve oscilar entre 16,5% e 41,47%, a ser pago em oito parcelas semestrais, a partir de janeiro de 2016.

“Uma proposta totalmente inviável, que não repõem a inflação pregressa e nem a futura. Isso é uma aberração, que deixa os servidores cada vez mais indignados”, defendeu José Rodrigues.

Segundo ele, a mobilização dos servidores deve continuar neste fim de semana, nas bases eleitorais dos parlamentares e aeroportos; além de conversas com deputados e senadores no Congresso Nacional, a partir de segunda (24).