Maduro visitará o Vietnã para fortalecer laços econômicos

O presidente de Venezuela, Nicolás Maduro, iniciará, neste domingo (30), uma visita oficial ao Vietnã, centrada no fortalecimento das relações bilaterais, sobretudo as econômicas.

Maduro

Convidado por seu homólogo Truong Tan Sang, Maduro cumprirá um amplo programa de encontros, incluídas as conversas oficiais com a parte anfitriã. Essas práticas terão lugar pouco depois que a delegação renda homenagem ao Presidente Ho Chi Minh, em seu mausoleo, e aos Mártires da Pátria.

O presidente venezuelano dialogará com o premiê Nguyen Tan Dung, o secretário-geral do Partido Comunista de Vietnã, Nguyen Phu Trong, e autoridades da Assembleia Nacional, segundo anunciou-se.

Antes dessas conversas, Maduro participará de uma reunião com executivos de empresas vietnamitas. O presidente da nação sul-americana disse em Caracas que nesta jornada, com China como próxima escala, se assinarão acordos para fortalecer a economia nacional.

Acrescentou que outro objetivo importante é defender a segurança financeira, para o qual se gerenciarão acordos com vista a deter a queda dos preços do petróleo e estimular sua recuperação.

Venezuela e Vietnã estabeleceram relações diplomáticas em 18 de dezembro de 1989, mas estas se intensificaram com a chegada ao poder da Revolução Bolivariana, sob a liderança do falecido presidente Hugo Chávez.

Estes vínculos incluem mais de 60 convênios nos setores da energia, petróleo, construção de moradias e agricultura, entre outros. Segundo informações da diplomacia, Vietnã desembolsou até abril deste ano 800 milhões de dólares para projetos no país sul-americano, um dos principais destinos de seus investimentos naquela região.

Depois de concluir sua visita a Hanoi, Maduro viajará a Pequim, onde assistirá a atividades pelo 70º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e o fim da 2ª Guerra Mundial.

Ali coincidirão vários chefes de Estado, com quem se reunirá para impulsionar bons acordos para Venezuela, segundo adiantou o presidente.  O presidente vietnamita, Truong Tan Sang, também assistirá a essas cerimônias.