CTB realiza Encontro Nacional de Igualdade Racial

A CTB realizou nesta sexta-feira (28) e sábado (29) seu 2º Encontro Nacional de Igualdade Racial, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O tema debatido pelos participantes nesta edição foi “Dilemas e desafios da igualdade racial, as relações políticas e de trabalho”. Cerca de 200 representantes de sindicatos e organizações sociais de vários estados do Brasil participaram da atividade.

Encontro nacional de igualdade racial da ctb - CTB

Para a secretária de Formação e Cultura da CTB, Celina Arêas, que coordenou uma das mesas de debate, o desafio do encontro é encarar os entraves da luta antirracista e ampliar a formação política da sociedade. “O encontro foi uma vitória porque o debate a respeito da conjuntura política nacional e da luta contra o racismo dá um salto na formação da consciência política e do entendimento que a luta antirracista é também contra o sistema capitalista”, afirmou.

A secretária de Promoção da Igualdade Racial da CTB, Mônica Custódio, também comemorou a realização da atividade e destacou que “a população negra, na sua grande maioria de trabalhadores formais e informais, constitui a massa de maior valor em nosso país e continua sendo a construção política e econômica da nossa nação. E nós da CTB conhecemos e reconhecemos a importância de trabalharmos na superação das diversas formas de discriminação e racismo e em parceria com outros setores do movimento social, em especial, o movimento negro”.

Para o vice-presidente nacional da CTB, Nivaldo Santana, não é possível falar em democracia com desigualdade racial e, principalmente, nesse momento de crise econômica mundial, que afeta também o Brasil, é necessário que toda a sociedade se preocupe com esta realidade. “A CTB tem clara compreensão que vivemos um momento complexo e radicalizado da luta política no país. As forças conservadoras não se conformam com a quarta derrota eleitoral seguida e procuram maquinar no sentido de inviabilizar a continuidade deste ciclo progressista inaugurado com o governo Lula. Nós da CTB defendemos a democracia, somos contra toda maquinação golpista, mas não abrimos mão da defesa dos direitos dos trabalhadores e dos direitos sociais e da luta pela retomada do crescimento econômico”.