Wes Craven, criador de Freddy Krueger, morre aos 76 anos

Wes Craven, diretor de filmes de terror que se tornaram ícones morreu neste domingo (30) aos 76 anos, informou a família. Entre as obras de destaque, estão as sequências Pânico e A Hora do Pesadelo, que revelou o personagem Freddy Krueger.

Wen Craven - Divulgação

O cineasta, que aterrorizou gerações de espetadores de cinema em todo o mundo, travava uma luta com um tumor no cérebro. Segundo a família, Wes Craven morreu na sua casa em Los Angeles, acompanhado por familiares.

Natural do estado norte-americano de Ohio, onde se formou em literatura inglesa, psicologia e filosofia e lecionou, mais tarde Craven lecionou no Humanidades na Universidade de Clarkson, em Potsdam, Nova York. Apesar da estabilidade, ele abandonou tudo para se dedicar ao cinema, função que começou a desempenhar como editor de som.

O diretor e roteirista era casado com Iya Labunka, produtora e ex-vice-presidente dos estúdios Disney, sua terceira esposa e com a qual oficializou a união em 2004.

Seu primeiro filme como diretor e roteirista foi Aniversário Macabro , que estreou em 1972 inspirado na obra de Ingmar Bergman The Virgin Spring, e o qual teve um "remake" em 2009 produzido pelo próprio Craven. Só voltou a dirigir em 1977, o filme Quadrilha de Sádicos, outra história de terror seguida de Bênção Mortal (1981) e O Monstro do Pântano (1982).


Freddy Krueger é considerado um dos personagens mais marcantes do cinema de horror 


Em 1984 estrearia A Hora do Pesadelo, título com o qual daria começo a uma das sagas de cinema de terror juvenil mais famosas da história. O filme era o relato de Freddy Krueger, personagem encarnado por Robert Englund, que tinha o rosto queimado e navalhas nas mãos, e aparecia nos sonhos dos adolescentes para assassiná-los.

O sucesso do longa o levou a realizar mais quatro e em 2010 a história foi relançada com uma nova versão do filme original, embora Craven não tenha dirigido nenhuma e só se envolveu diretamente na terceira.

Uma década após apresentar A Hora do Pesadelo, Craven voltou a acertar com o terror juvenil com Pânico, um relato macabro, mas com mais senso de humor que foi sucesso de bilheteria e seguido por mais três filmes, neste caso dirigidos pelo cineasta.