Desmentem na Venezuela deportações de refugiados colombianos

O defensor do Povo Tarek William Saab desmentiu versões sobre uma suposta deportação de cidadãos colombianos refugiados como parte das medidas que implementa na Venezuela para recuperar o controle e restabelecer a paz em suas fronteiras.

Tarek Saab Defensor da Venezuela

"Se tivesse ocorrido um caso, a Defensoria documentaria e agiria a esse respeito, mas até este momento não ocorreu", afirmou Saab nesta segunda-feira (31), respondendo a acusações formuladas pela nação vizinha.

Ele explicou que as pessoas deportadas são cidadãos sem documentação, que se encontram à margem da lei e recordou que na Venezuela vivem cinco milhões e meio de colombianos, os quais desfrutam de todos os direitos.

Pressionou o Governo de Juan Manuel Santos a fortalecer o controle em seus territórios limítrofes para impedir a livre ação de grupos criminosos. "O problema na fronteira colombo-venezuelana se resolverá quando a Colômbia colocar em seu lado da faixa de segurança efetivos policiais que impeçam a entrada ilegal de pessoas e revogue as leis que legalizam o contrabando de gasolina", apontou.

Saab rechaçou também um comunicado da União Europeia no qual questionam as medidas tomadas pelo governo do presidente Nicolás Maduro na fronteira com a Colômbia e recordou que nos últimos 15 anos essa comunidade de Estados tem mantido uma política de total nulidade em matéria de imigração.