Presidente venezuelano destaca alto nível de vínculos com a China

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou, depois de sua chegada a Pequim, o alto nível atingido nas relações com a China após a assinatura de vários acordos.

venezuela e china - Reprodução

"Viemos compartilhar com o povo chinês suas comemorações pelo aniversário dos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial", disse Maduro em sua chegada a Pequim, depois de ser recebido no Palácio do Povo pelo presidente chinês Xi Jinping.

O chefe de Governo venezuelano realizou seu Programa Contato com Maduro, em sua edição 38, na sede diplomática do país sul-americano. Elogiou o nível atingido pela Comissão Mista entre os dois territórios que, na sua opinião, está em seu mais alto nível.

"Nessa reunião, são analisadas iniciativas para a plena cooperação e avanço do desenvolvimento industrial, científico e tecnológico, bem como novas fórmulas de financiamento para o desenvolvimento", expressou Maduro.

Ele destacou que em momentos importantes como este em que o mundo encara a queda do preço do petróleo, China e Venezuela aceleram a associação estratégica integral para continuar contribuindo para a construção de um mundo multipolar e sem hegemonismo.

Xi e Maduro assinaram um plano de desenvolvimento estratégico para 10 anos, um documento para o estabelecimento de zonas especiais de desenvolvimento e a construção de Institutos Confucio na Venezuela para a aprendizagem do mandarim. O chefe de governo venezuelano adiantou que também foi acordada uma agenda de trabalho para o desenvolvimento do setor aurífero.