Rússia assume presidência no Conselho de Segurança da ONU

A guerra contra terrorismo e a regularização dos conflitos no Oriente Médio e no Norte da África são os assuntos aos quais a Rússia vai prestar a maior atenção durante a sua presidência rotativa do Conselho de Segurança (CS) da ONU.

Lavrov - Voz da Russia

Em 30 de setembro, o ministro de Relações Exteriores Sergei Lavrov vai presidir a reunião dos ministros do Exterior para discutir estes e outros assuntos no quadro da 70ª sessão da Assembleia Geral da ONU, a iniciar em 15 de setembro.

Antes da reunião vai ser realizada uma série de encontros dos grupos de trabalho para debater a situação na Líbia, onde as exportações de petróleo das regiões sob controle dos rebeldes fizeram com que fossem impostas sanções contra o país, inclusive o embargo de armas a Tripoli.

Os militantes do Estado Islâmico podem ter usado armas químicas no Iraque e a Rússia considera que é necessário realizar uma investigação semelhante à realizada pela equipa da ONU na Síria.

O Conselho de Segurança da ONU também vai prestar atenção à situação no Oriente Médio e aos recentes acontecimentos nas Colinas de Golã.
Os membros do Conselho de Segurança tomarão conhecimento dos trabalhos do Centro Regional de Diplomacia Preventiva na Ásia Central da ONU (UNRCCA, na sigla inglesa).

O centro foi estabelecido pelo Conselho de Segurança da ONU em 2007 para prevenir a crescente ameaça do terrorismo internacional e o tráfico de drogas no Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Em setembro, será apresentado no CS da ONU um relatório sobre a observação pelo Irã das disposições do Plano de Ação Conjunto que Teerã assinou com os 5 membros permanentes do Concelho de Segurança da ONU e a Alemanha, em julho. A situação no Afeganistão, Libéria e Sudão também vão ser discutidas.

A presidência no Concelho de Segurança da ONU tem um caráter rotativo. Todos os meses, a presidência é alternada entre os 15 membros do conselho, por ordem alfabética. A Rússia vai passar a presidência à Espanha em 1 de outubro.