CTB se solidariza com trabalhadores do gás e petróleo na Índia

Nesta quarta-feira (2), milhares de trabalhadores entraram em greve na Índia. Os manifestantes protestam contra as reformas econômicas do governo de Narendra Modi, denunciadas pelos sindicatos como uma ameaça de demissões em massa.

Trabalhadoras em greve na Índia - Reuters

A greve é a maior em mais de dois anos e ocorre por todo o país. Modi chegou ao poder em maio de 2014 com a promessa de reformar o mercado de trabalho para incentivar os investimentos estrangeiros e dinamizar a terceira economia asiática.

Seu governo pretende simplificar a legislação social que depende de várias leis que, em alguns casos, datam da época da colonização britânica, e elaborar um código trabalhista único para o setor industrial.

A CTB prestou sua solidariedade à classe trabalhadora daquele país, por meio de uma nota de apoio.

Leia na íntegra:

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que representa o movimento sindical classista do Brasil, manifesta a sua total solidariedade à classe trabalhadora da Índia e, mais especificamente, aos trabalhadores da Federação de Petróleo e Gás da Índia (PGWFI, sigla em inglês) em sua greve geral que acontece neste 2 de setembro de 2015.

A classe trabalhadora em todo o mundo é a maior vítima da crise capitalista e somente através da unidade internacional conquistaremos nossos direitos e derrotaremos o imperialismo. A CTB expressa a solidariedade do movimento sindical classista brasileiro à greve geral convocada pelas organizações sindicais da Índia, filiadas à FSM, e deseja sucesso em sua luta classista.

Adilson Araújo
Divanilton Pereira