Comissão da Câmara publica nota sobre morte da criança refugiada 

A presidenta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos deputados divulgou nota sobre a morte da criança refugiada na Turquia. Na nota, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) conclama a comunidade internacional a “fazer uma profunda reflexão sobre a situação atual vivida nos países assolados por conflitos armados, guerras e perseguições políticas e religiosas e encontre soluções humanas e possíveis para que a história não se repita.” 

Comissão da Câmara publica nota sobre morte da criança refugiada

Na nota, a deputada afirma que “foi com profunda consternação que recebemos a trágica imagem da criança afogada em uma praia na Turquia. Refugiados em todo o mundo buscam apoio e abrigo para suas vidas em países que, acreditam, poderão lhes oferecer um futuro melhor. Futuro que o pequeno Aylan Kurdi e sua família jamais terão.”

A parlamentar diz ainda no texto que “as imagens e relatos do desespero dessas pessoas nos alcançam diariamente. Nelas encontramos uma crise de valores humanitários – resultado de um mundo onde o capitalismo se instalou de forma cruel e descontrolada -, onde nos deparamos com muros, cercas, fuzis e indiferença”, enfatizando que “certamente este não é o mundo que precisamos ou queremos.”