Estudantes e professores lutam contra terceirizações no RS

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, tem preparado o Estado para um processo de privatizações em massa e já sinaliza ações concretas, entre elas, o fechamento de diversas fundações estaduais. A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul está no alvo e fez com que estudantes e professores se mobilizassem.

Ocupação da UJS no RS - UJS

Na manhã desta terça-feira (8) o palácio do governo amanheceu tomado por estudantes, professores e servidores municipais que tentam impedir o processo de terceirizações e o fechamento da fundação estadual responsável pela universidade, que é uma das maiores do estado.

O desmonte do Estado está avançando rapidamente. Boa parte dos servidores públicos está com os salários atrasados e para tentar amenizar a dívida, o governador tentou parcelar o valor, mas até agora ninguém recebeu mais de R$600.

Os professores da rede estadual já cruzaram os braços e a Brigada Militar, com parcos recursos, está aquartelada. Para Tiago Morbach, presidente da UJS-RS, o Estado precisa combater a sonegação fiscal. “Isso faz com que milhões de reais não cheguem aos cofres públicos”, explica.

A ocupação que começou na manhã desta terça-feira (8) vai permanecer durante toda a semana.