Sindicalistas se reúnem com novo diretor da OIT no Brasil

O novo diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Peter Poshen, está no país nesta semana e fez questão de ter uma reunião com os sindicalistas brasileiros. Nesta terça-feira (8) ele recebeu dirigentes sindicais de diversas centrais, entre elas a CTB, CUT, Força Sindical e UGT.

Reunião de sindicalistas e OIT - CTB

No encontro o presidente da CTB, Adilson Araújo, denunciou a onda conservadora vivida no Brasil. “Diante da prevalência do ajuste fiscal, ganha força os intentos contra a classe trabalhadora com uma agenda voltada para desregulamentar os direitos trabalhistas, institucionalizar o trabalho precário e generalizar a terceirização”, informou o sindicalista.

Para o presidente da CTB, além da crise internacional, os trabalhadores correm risco de perder os direitos conquistados como aumento do salário e renda pela pressão do mercado por políticas de austeridade. “Sofremos a consequência do elemento político que tem criado muitos obstáculos para a retomada do desenvolvimento nacional”, alertou.

Outro ponto abordado pelo sindicalista foi a luta pela regulamentação das convenções 151 e 158 da OIT; a primeira institui a negociação coletiva no setor público e a segunda proíbe demissões imotivadas na iniciativa privada.

Segundo Adilson, implantar um sistema público de emprego que garanta a equidade, salário digno, saúde e segurança estará no centro dos debates provocados pela OIT, que se colocou à disposição e demostrou interesse em aprofundar o diálogo com os sindicatos.

Além da CTB, participaram da atividade a CUT, NCST, UGT e Força Sindical. Pela OIT, a comitiva de Peter Poshen foi composta pelo diretor-adjunto Stanley Gacek e pelo coordenador nacional dos programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes, Paulo Sérgio Muçouçah.