Batata, tomate, cebola e passagem áerea impulsionam queda da inflação

Uma boa notícia para os tempos de crise. A inflação desacelerou 0,40 ponto percentual, saindo de 0,62 registrado em julho deste ano, para 0,22% em agosto. É o menor Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para os meses de agosto desde 2010. Dando um pequeno alívio no bolso dos brasileiros. Os números foram divulgados pelo IGBE nesta quinta-feira (10).

Por Eliz Brandão

Supermercado

A queda desse índice representa preços mais baixos em produtos que correspondem ao dia a dia do consumidor. O destaque de queda de julho para agosto ficou para as passagens aéreas, cuja queda chegou a 24,90% no mês. Observando os últimos 12 meses, o item acumula queda de 14,64%. Puxado pelas passagens aéreas, o grupo transportes ficou em 0,27% negativo, o mais baixo resultado de grupo.

Em queda no grupo transportes, destacaram-se, ainda, automóveis usados (-1,03%), pneus (-1,00%), acessórios e peças (-0,96%). Entretanto, subiram os preços da gasolina (0,67%) e do etanol (0,60%), consequentemente, a tarifa do ônibus urbano aumentou (0,60%). No caso da gasolina (0,67%), a pressão foi exercida, principalmente, por aumentos ocorridos nas regiões de Campo Grande, Goiânia, Curitiba, Salvador e Vitória.

Batata, tomate e cebola mais baratos

Parte expressiva dos produtos alimentícios pesquisados passou a custar menos de julho para agosto. Os principais itens foram os que compõem a cozinha brasileira. Dentre eles, destaca-se batata-inglesa (-14,75%), o tomate (-12,88%) e a cebola (-8,28%), que, juntos, tiveram contribuição de -0,10 ponto percentual no índice do mês. Outros itens como açaí, feijão e cenoura também tiveram queda.


Fonte: IBGE

A coordenadora do IBGE, Eulina Nunes. anunciou os números do IPCA durante coletiva na tarde desta quinta (10). Ela destacou os itens responsáveis pela queda. “Em agosto, o resultado da inflação foi inferior ao de julho. Os alimentos foram os principais itens que fizeram que a taxa fosse contida.” Eulina destacou ainda a significativa queda de 24,90% dos preços das passagens aéreas.

“O efeito do dólar sobre a economia é generalizado, sobre o custo de vida, o consumo das famílias, alguns casos têm efeito direto, como é o caso do macarrão, na alta do trigo, outros tem efeitos indiretos. Continuar a pressionar, ou não, os bens de consumo das famílias, vai depender da continuidade das medidas que nós vamos fazer”, disse.

A energia elétrica que vinha impulsionado a inflação nos meses anteriores também contribuiu com a queda no grupo habitação. A inflação da energia elétrica registrou 0,42% negativo, o que não ocorria desde março de 2014, quando ficou em 0,87% negativo. Por outro lado, outros itens do grupo habitação se apresentaram em alta, com destaque para a taxa de água e esgoto (1,07%), mão de obra pequenos reparos (0,84%), condomínio (0,71%), artigos de limpeza (0,49%) e aluguel residencial (0,40%).

NPC varia 0,25% em agosto

Outra taxa “positiva” foi o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que apresentou variação de 0,25% em agosto, e ficou 0,33 ponto percentual, abaixo do resultado de 0,58% de julho deste ano.