Brasil e Moçambique estreitam laços de cooperação

A cooperação e o intercâmbio cultural entre Brasil e Moçambique terão um novo impulso. "Queremos passar da intenção para a ação" afirmaram os ministros da Cultura dos dois países, Juca Ferreira e Silva Armando Dunduro, durante evento realizado em Maputo nesta quarta-feira (9).

Juca Ferreira em Maputo - Helenise Brant

Acompanhados das delegações dos dois países durante reunião no Ministério da Cultura e Turismo, em Maputo, eles definiram as áreas de maior interesse: economia da cultura, livro e leitura, audiovisual, patrimônio histórico e formação artístico-cultural, este último, tema considerado prioritário pelos moçambicanos.

Juca Ferreira falou da importância da formação dizendo que depois de 13 anos de avanços, o ministério da cultura do Brasil está sendo reformulado para atualizar a gestão é uma das novidades foi a criação, este ano, da secretaria de formação artística e cultural para atuar na qualificação do fazer e da gestão.

"Precisamos nos qualificar e unir as forças das nações de língua portuguesa. Juntos formamos uma grande economia e o terceiro mercado consumidor do mundo. Uma cooperação eficiente tem potencial para alavancar o desenvolvimento dos nossos países", disse o ministro brasileiro.

O ministro de Moçambique comentou que a experiência do Brasil na realização de grandes eventos pode ajudar na organização e na promoção da cultura e do turismo em seu país. Ao receber das mãos de Juca Ferreira um memorando de intenções da Biblioteca Nacional do Brasil, Dunduro abriu um sorriso e disse que deposita grande expectativa na cooperação nessa área.

Explicou que tem muita preocupação com o alto índice de analfabetismo, que atinge 43% da população moçambicana e solicitou ao Brasil o envio de livros e bibliotecas itinerantes que possam ser levadas ao interior do país onde o acesso à leitura é mais difícil.