Comunistas da República Tcheca condenam guerra comercial contra Rússia

Em nota publicada na página Solidnet, o Partido Comunista da Boêmia e Morávia (regiões que compõem a República Tcheca) condena a extensão do prazo de sanções contra a Federação Russa, afirmando que a União Europeia não aprendeu com as lições de um ano e meio de sanções contra o país europeu.

Símbolo do PC da Boêmia & Morávia

O objetivo das sanções é de enfraquecer a economia russa, o que fez com que o país estabelecesse medidas de retaliação e procurasse alternativas globais para suprir as mercadorias que estivessem sancionadas. Assim, as medidas serviram apenas para afetar severamente as empresas dos países da União Europeia que negociavam com a Rússia.

O partido assinala que as sanções causaram a perda de bilhões de coroas, a moeda tcheca, às empresas dos países. O partido assinala também o erro cometido pela elite que comandou a contrarrevolução de 1989, que liquidou o sistema industrial do país e colocou o desemprego em patamares elevadíssimos.

Os comunistas tchecos consideram que a escalada das sanções é uma medida muito perigosa para a região além de criar um clima tenso semelhante ao da época da guerra fria, ameaçando a paz e a estabilidade da Europa.

O partido pede ao governo do país que reconsidere a adesão às medidas, principalmente porque elas danificam a economia tcheca. "A única solução possível é por meio da diplomacia. Uma guerra comercial só pioraria a atual crise", afirma a nota, assinada pelo Comitê Central do PC da Boêmia e Morávia.