CPI do Carf toma novos depoimentos nesta quarta-feira 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) reúne-se nesta quarta-feira (16) para ouvir uma ex-conselheira da entidade e mais duas pessoas para esclarecimentos sobre fatos relacionados à Operação Zelotes, da Polícia Federal. 

CPI do Carf toma novos depoimentos nesta quarta-feira - Agência Senado

A operação investiga a manipulação de processos e de julgamentos de pessoas jurídicas autuadas pela Receita Federal por parte de empresas, servidores públicos e escritórios de advocacia e de contabilidade.

Serão ouvidos a ex-conselheira do Carf Meigan Sack Rodrigues e Gegliane Maria Bessa Pinto, ex-funcionária da empresa JR Silva Advogados e Associados, que pertence a uma atual conselheira e a dois ex-conselheiros da instituição. A empresa tem sido apontada como uma das principais peças do esquema de corrupção que funcionava no Carf.

A comissão também vai ouvir Hugo Rodrigues Borges, acusado de agir como operador do esquema em instituições financeiras, sacando valores e distribuindo os recursos por ordem de José Ricardo da Silva, ex-conselheiro do Carf.

Os requerimentos para a tomada dos depoimentos foram apresentados pela relatora da comissão, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e pelo presidente da CPI, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e pelo senador José Pimentel (PT-CE).

Corrupção maior

O prejuízo aos cofres públicos, segundo o que apurado até agora pela Polícia Federal na Operação Zelotes, está em torno de R$ 5,7 bilhões. O montante do prejuízo, somando em todos os processos investigados, chega a R$ 19 bilhões – o que corresponde a quase quatro vezes o valor envolvido, por exemplo, na Operação Lava Jato.

A Zelotes foi deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano e investiga um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já descobertos no Brasil. As averiguações tem como foco a atuação de quadrilhas que revertiam ou anulavam multas junto ao Carf.

Segundo o Ministério Público Federal, seis empresas devem ser denunciadas neste mês de setembro por crime de sonegação de impostos e corrupção no Carf. Polícia Federal, Ministério Público e Corregedoria do Ministério da Fazenda e da Receita Federal realizaram, na última semana, busca e apreensão de documentos no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Distrito Federal.