Governadores anunciam apoio às medidas econômicas do governo

Em reunião no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (14), dezenove governadores presentes reafirmaram apoio à presidenta Dilma Rousseff. O encontro foi marcado pela discussão dos ajustes anunciados mais cedo pela equipe econômica do governo. 

- Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR

Na ocasião, os governadores anunciaram que irão assumir a linha de frente para negociar, no Congresso, o aumento da proposta da alíquota da nova Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) de 0,20% para 0,38% sobre cada operação financeira, para que a receita seja compartilhada por estados e municípios. Os recursos serviriam para pagar gastos com a Previdência Social.

O encontro também contou com a presença de ministros da área econômica e da coordenação política. Segundo o jornal O Globo, o clima geral foi favorável às medidas de ajustes anunciadas mais cedo pelos ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento).

Os governadores consideraram que, dada a gravidade do momento, mesmo que duras, as medidas foram consideradas positivas dentro das alternativas de sacrifício existentes.

Além das medidas discutidas, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), pediu apoio da presidenta Dilma e da equipe econômica para articular junto à cúpula do Judiciário para apertar o cumprimento de medidas de combate à sonegação e liberação das dívidas ativas. “Temos cerca de 1 trilhão ajuizados. O CNJ poderia fazer um mutirão para arrecadação desse dinheiro sonegado. A presidente Dilma nos disse: vamos fazer isso”, ressaltou Dino.

Na longa reunião seguida de jantar no Alvorada, a presidenta Dilma Rousseff fez uma exposição sobre a importância da aprovação das medidas e, segundo os governadores, se apresentou otimista. “O impacto está sendo muito menor do que alguns projetaram”, disse a presidenta.

Na reunião ficou acertado ainda a data da primeira reunião dos 27 governadores e líderes de todos os partidos para já na próxima quarta-feira (23), na Câmara dos Deputados.