Comitiva vai ao STF por  julgamento do fim de doação nas eleições 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, recebeu no início da tarde desta quarta-feira (16), no gabinete da Presidência, uma comitiva com representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), senadores e deputados federais para tratar do julgamento do financiamento empresarial de campanha eleitorais.  

CNBB, OAB e parlamentares pedem fim de doação empresarial nas eleições - Marcelo Favaretti

Durante a reunião, o grupo manifestou preocupação com o atraso no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que trata do financiamento de campanhas, tendo em vista a proximidade das eleições.

O ministro Ricardo Lewandowski garantiu o exame da matéria pelo Plenário na sessão de hoje (16) e, caso o julgamento não seja concluído, terá continuidade na sessão desta quinta-feira (17).

Estavam presentes na audiência o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, o padre Ernane Pinheiro, os senadores Humberto Costa (PT-PE), Randolfe Rodrigues (Psol-AP), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Regina Sousa (PT-PI), Donizeti Nogueira, Paulo Rocha (PT-PA), João Capiberibe e Fátima Bezerra (PT-RN), bem como o ex-deputado Aldo Arantes (PCdoB-GO) e o deputado Wilmar Rocha, além do advogado Marcelo Lavenère Machado.

A ADI 4650, protocolada em setembro de 2011 pela OAB, começou a ser julgada em dezembro de 2013 e foi interrompida em abril de 2014, quando o ministro Gilmar Mendes pediu vista do processo, suspendendo a análise por um ano e meio.

Apesar de todas as denúncias, críticas e até campanha nas redes sociais – promovidas por partidos políticos, como o PCdoB, PT e Psol –, Mendes só devolveu o processo na última quinta-feira (10).