Visita do papa a Cuba e EUA sinaliza manutenção de diálogo

A poucos dias da chegada do papa Francisco a Cuba, marcada para o próximo dia 19 de setembro, a emblemática Praça da Revolução, localizada na capital, Havana, já se prepara para receber o sumo pontífice diante dos monumentos dedicados ao líder revolucionário Ernesto Che Guevara e ao independentista e criador do Partido Revolucionário Cubano, José Martí. A expectativa é de que pelo menos 40 mil pessoas participem da missa papal, na praça de 72 mil metros quadrados.

Papa Francisco - Reprodução

Esta será a 10ª viagem internacional de Francisco, que chegará ao aeroporto José Martí, em Havana, no sábado, 19 de setembro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas. No domingo, Francisco presidirá a missa na Praça da Revolução e depois fará uma visita ao presidente de Cuba, Raúl Castro.

Esta será a terceira visita de um sumo pontífice a Cuba. Em 1998, a viagem de João Paulo II à ilha contribuiu para melhorar as relações entre o governo local e a Igreja, enquanto Bento XVI ficou durante três dias na nação caribenha, em 2012, e celebrou uma missa na presença de Raúl Castro. Juntamente com o Brasil, Cuba será uma das poucas nações do mundo a ter recebido a visita dos três últimos papas.

De Cuba aos EUA

Ainda no dia 22 de setembro, Francisco se despedirá da Ilha e partirá para a capital dos Estados Unidos, Washington, onde será acolhido, oficialmente, na base Andrews da Força Aérea. Na quarta-feira, 23, será realizada a cerimônia de boas-vindas no South Lawn, da Casa Branca, onde o papa fará um discurso e depois se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Em 24 de setembro, quinta-feira, o papa visitará o Congresso dos Estados Unidos, onde fará um discurso. A primeira visita do papa Francisco à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) está marcada para sexta-feira, 25, pela manhã, com uma saudação e um discurso do pontífice.

Depois de extensa programação, o papa se despedirá dos Estados Unidos e voltará para Roma, onde chegará por volta das 10 horas locais da segunda-feira, 28 de setembro.