“Jogo 10 da Noite, Não” marca presença nas partidas do Brasileirão

A campanha “Jogo 10 da noite NÃO” organizada pelo coletivo Futebol, Mídia e Democracia, da fundação Barão de Itararé, esteve presente em todos os jogos realizados no horário da “quase madrugada” imposto pela Rede Globo.

Por Thiago Cassis, no blog Pelota de Trapo

JOGO 10 DA NOITE, NÃO!

Em Belo Horizonte, integrantes do coletivo tiraram fotos, panfletaram e conversaram com os torcedores na porta do estádio Mineirão. A partida foi entre Cruzeiro e Vasco e os torcedores demonstraram total apoio aderindo à campanha.

Torcedoras do Cruzeiro com cartazes da campanha “Jogo 10 da noite, NÃO

Para Leo Souza, integrante do coletivo e torcedor do Cruzeiro, as dificuldades para o torcedor assistir ao jogo às 22 horas são muitas, “inclusive pelo estádio situar-se no setor norte da cidade, cercado pelo campus da Universidade Federal de Minas Gerais, não há acesso de metrô e as linhas de ônibus são deficitárias nessa região, o torcedor que se arrisca sair de casa para assistir o futebol do seu time em um horário desse através de transporte público, inevitavelmente chegará em casa por volta das 2 horas”.

“O Cruzeiro tem muitos torcedores do interior do estado, a maioria das cidades de torcedores que frequentam o Mineirão fica a no mínimo 130 quilômetros de Belo Horizonte, o que inviabiliza acompanhar o clube em todas as vezes que o jogo é disputado às 22 horas”, aponta Leo. Destaca ainda que este horário dificulta a ida ao estádio de pais e crianças por comprometer o horário escolar do dia seguinte. Para os trabalhadores o horário também é complicado, afinal, prejudica quem começa cedo no trabalho.

O Coletivo Futebol, Mídia e Democracia será lançado em Belo Horizonte em outubro.

Porto Alegre

A partida no Beira-Rio foi entre Internacional e Corinthians. E enquanto no campo o líder do campeonato perdia sua invencibilidade de 17 partidas, os torcedores gaúchos estendiam uma grande faixa com o logotipo da campanha.

Faixa aberta pela torcida do Inter durante partida contra o Corinthians. Jogo 10 da noite, não!

O apoio à campanha nas arquibancadas do Beira-Rio veio por parte do movimento “o Povo do Clube” que tem como uma de suas principais pautas o alto preço dos ingressos, que afastam grande parte dos torcedores dos estádios.

Segundo Latino, integrante do movimento, além dos ingressos caros o torcedor tem “nos horários dos jogos estipulados pela Globo, que detém o monopólio da transmissão, mais um grande empecilho”. Ele explica que em Porto Alegre, para uma grande parte do torcedor que trabalha no dia seguinte, o horário das 22 horas é “simplesmente inviável”, pela ausência de transporte público. “Se torna mais um fator de elitização dos estádios”, completa Latino.

Ele ainda ressalta que é preciso dar mais protagonismo para o torcedor brasileiro na busca de alternativas para que o futebol volte a ser do povo. “A campanha, organizada nacionalmente, pode ser um passo decisivo nesse sentido”, finaliza.

Santos

Na Vila Belmiro, a “mais famosa do mundo”, apelido do estádio Urbano Caldeira, do Santos, os torcedores declararam apoio à campanha dentro e fora do estádio. Na noite de quarta o time local recebeu, e goleou, o vice-líder Atlético Mineiro em seu estádio.

Rogério Demetrius, idealizador do movimento “Punk Santista”, manda seu recado: “esse horário é uma falta de respeito! Para o torcedor fica impossível assistir ao jogo e pegar uma condução ou mesmo no outro dia para ir trabalhar cedo, então acho que não é nem a questão de abraçar uma ideia (o fim do jogo as 22 horas), mas sim de uma necessidade para que o torcedor possa ir ao estádio”.

Torcida do Santos demonstra seu apoio