Syriza vence eleições na Grécia

O Syriza, partido do ex-primeiro ministro Alexis Tsipras, obteve até o momento 35,3% dos votos, no momento em que haviam sido apurados 20% dos votos. O seu rival conservador, Evangelos Meimarakis, já admitiu a derrota.

Tsipras vota em escola na cidade de Atenas

O Syriza já é dado como o mais votado nas eleições antecipadas na Grécia. A Nova Democracia, do conservador Evangelos Meimarakis, vem em segundo lugar, com 28%

Os neonazistas do Aurora Dourada estão com 7,3%, à frente do Pasok (6,5%) e do Partido Comunista da Grécia, que tem 5,5%. Em janeiro, sociais-democratas do Pasok obtiveram 4,7%. Os comunistas estão com 5,5, o mesmo que nas eleições anteriores.

Os Gregos Independentes, que foram parceiros de coligação do Syriza e cuja entrada no Parlamento estava muito em dúvida, estão com 3,7%, no limite de conseguir representação parlamentar, que é de 3%.

O partido União dos Centristas de Vasilis Leventis, que se diz anti-sistema, tem 3,4%, podendo também talvez entrar no parlamento. O partido de Panagiotis Lafazanis, saído de uma cisão do Syriza, corre o risco de não fazer deputados, tendo 2,7% dos votos.

A direção do Pasok afirmou neste domingo que a Nova Democracia deveria participar do governo, mesmo que o Syryza vença. Os analistas afirmam que o Pasok não quer participar do governo porque acredita que os governistas serão atingidos pela impopularidade a partir do endurecimento das reformas, o que possibilitaria sua vitória na próxima eleição. O Syriza já sinalizou que não vai aceitar a participação da Nova Democracia na coalizão que deverá governar o país.