Presidente da Colômbia vai acompanhar os Diálogos de Paz em Cuba

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta quarta-feira (23), em sua conta oficial no Twitter, que antes de chegar em Nova York para assistir a Assembleia Geral da ONU, fará uma escala em Havana para acompanhar de perto os Diálogos de Paz.

Juan Manuel Santos - Efe

Santos disse que pretende se reunir com os negociadores para tentar “acelerar o fim do conflito” que já dura mais de 50 anos. Também em seu Twitter afirmou que a equipe do governo responsável pelas negociações já partiu para Havana para continuar os diálogos e tentar efetivar um acordo de justiça de transição entre as duas partes.

Recentemente o presidente assegurou que o acordo de justiça de transição, que será firmado nesta quarta-feira (23), em Havana, deixará “todos contentes”. Disse ainda que o processo de paz está se desenvolvendo de forma positiva.

Segundo Santos, na próxima semana uma comissão no Senado colombiano vai iniciar o debate sobre o acordo que garante a realização de julgamentos cujos condenados não serão detidos em cárcere fechado e sim em colônias agrícolas em vários departamentos do país. A participação em programas de desmonte de minas e comissões da verdade também integra o acordo; além de reparação das vítimas, com prioridade os casos emblemáticos.