Mineiros se reúnem em BH em solidariedade ao povo sírio

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) sedia na próxima segunda-feira (28), a partir das 17 horas, o Encontro de Solidariedade ao Povo Sírio. A atividade é uma iniciativa do deputado federal, Wadson Ribeiro — presidente da Frente Parlamentar Brasil-Países Árabes — em parceria com entidades dos movimentos sociais e a força tarefa criada para apoiar e receber os refugiados no estado.

O evento contará com a presença do embaixador da República Árabe da Síria, Ghassan Nseir. Também participa da atividade o padre George Rateb Massis, pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus – que desde 2012 tem intermediado a vinda de refugiados para a capital mineira.

Apenas neste ano, Belo Horizonte recebeu 78 refugiados sírios, segundo dados do consulado do país na cidade. A população do país sofre desde 2011 os efeitos de uma guerra financiada por potências imperialistas e que tem sido potencializada, no último período, pelo o avanço dos radicais do Estado Islâmico na região. “A atividade demonstra a solidariedade dos brasileiros e, principalmente, dos mineiros, com a população síria – vítima do terrorismo do Estado Islâmico”, afirmou Wadson.

Estima-se que a crise humanitária na Síria, iniciada em 2011, tenha provocado a morte de mais de 240 mil pessoas. Cerca de quatro milhões vivam na condição de refugiados em países vizinhos. Desde o início do conflito na Síria, o Brasil concedeu 7.752 vistos humanitários aos refugiados sírios.

Serviço
Evento: Encontro de Solidariedade ao Povo Sírio
Data: 28 de setembro
Horário: 15 horas
Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), Avenida Álvares Cabral, 400 – Centro, Belo Horizonte – MG