Lavrov: "Ação da Rússia na Síria é só contra o terrorismo"

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou nesta quarta-feira (30) no Conselho de Segurança da ONU que as ações militares de seu país contra o Estado Islâmico (EI) só respondem ao confronto com terroristas.

Serguei Lavrov - ONU

Em uma sessão do organismo sobre o terrorismo no Oriente Médio e Norte da África, o diplomata assinalou que os Estados Unidos foram informados das operações da Força Aérea russa contra terroristas que ocupam zonas da Síria onde, assim como no Iraque, pretendem impor um califado.

Lavrov criticou as ações unilaterais de alguns países na região sob o argumento da luta antiterrorista, as quais qualificou como perigosas.

"É necessária uma coordenação entre os Estados sobre a base das decisões do Conselho de Segurança (…) Não teremos sucesso se deixarmos de levar em conta as lições dos últimos 10 ou 12 anos na região", advertiu em alusão às agressões do Ocidente contra nações soberanas.

A esse respeito, afirmou que Moscou apresentará ao Conselho um projeto de resolução para combater o flagelo.

De acordo com o chanceler russo, o auge da ação dos extremistas é responsável no Oriente Médio e Norte da África pelo crescente fluxo de imigrantes para a Europa, para escapar da violência.

"Não são os imigrantes que devemos deter, mas sim os terroristas e as guerras e conflitos que os alimentam", sublinhou.