Lavrov: "A ameaça terrorista está às nossas portas"

Em entrevista coletiva dada na sede da ONU em Nova York, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, resumiu o trabalho que a Rússia efetuou na presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas. além de exaltar a eficácia desse trabalho, Lavrov alertou sobre a degradação do ambiente no Oriente Médio, afirmando que o terror bate às portas da Europa.

Serguei Lavrov concede entrevista na sede da ONU

Lavrov lembrou que a Rússia, então União Soviética, foi um dos países que fundou a ONU. O ministro também destacou que o trabalho das Nações Unidas tem sido eficaz. "A Rússia foi muito responsável durante o exercício da presidência do Conselho de Segurança. Tentamos promover uma agenda positiva e criar passos comuns, baseados nos princípios da carta da ONU", afirmou.

"Nossa presidência transcorre em um processo de degradação das condições políticas do Oriente Médio e da África do Norte, como também do crescimento do terrorismo", descreveu Lavrov, ressaltando que o trabalho no Conselho não "foi nada fácil".

Lavrov lembrou que o Conselho se pronunciou várias vezes sobre o terrorismo, e houve muitas divergências, "mas em um ponto, acredito, todos estamos de acordo: a ameaça terrorista está às nossas portas", afirmou.

"Ela coloca em perigo não só o Oriente Médio, mas também as regiões vizinhas e até as mais distantes. Neste contexto, acredito que muitos estão positivamente interessados na iniciativa do presidente Pútin, de criar uma ampla coalizão, baseada no direito internacional, especialmente na carta da ONU, que atue em coordenação com os países que estão livrando uma luta contra os extremistas e os terroristas", agregou Lavrov.

A Rússia assumiu a presidência do Conselho de Segurança em 31 de agosto e ela coincide com a realização da 70ª sessão da Assembleia Geral da ONU, que teve inínio em 15 de setembro, assim como com uma reunião de alto nível que convocou em 28 de setembro a maioria dos chefes de Estado e de governo, assim como chanceleres.