Salvador vai sediar a 9ª Conferência Estadual de Saúde

A 9ª Conferência Estadual de Saúde na Bahia vai acontecer nos próximos dias 6, 7 e 8 de outubro, em Salvador, no Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia do SENAI Cimatec, no bairro de Piatã. Etapa posterior às conferências municipais, o encontro tem o objetivo de avaliar a situação de saúde no estado e propor as diretrizes para a formulação de políticas para o setor.

Os militantes do PCdoB da área da saúde estarão na Conferência para defender um posicionamento. Segundo a vereadora Aladilce Souza, da capital baiana, a posição é de que é preciso fortalecer o Sistema Único de Saúde, o SUS, principalmente porque, neste momento, “a privatização da saúde encontra-se em um processo avançado no Brasil”.

“Precisamos ter uma posição firme em defesa do SUS, que está em um ataque muito grande. É preciso fortalecer o caráter público do sistema, que é a maior conquista democrática que já tivemos de direito social. A ameaça vem pelas forças do setor privado, que tem contado com o apoio dos governos. Os trabalhadores precisam reagir”, afirmou Aladilce.

A vereadora de Salvador explicou, também, que o posicionamento também inclui a necessidade de fortalecer a regionalização da saúde e a realização de concurso público. As discussões do encontro estadual serão levadas à Conferência Nacional de Saúde, que vai acontecer de 1º a 4 de dezembro, em Brasília, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

De Salvador,
Erikson Walla