Ditadura Militar: Aprovado projeto de Evaldo Lima que rebatiza praça

Mais um passo contra injustas homenagens ao regime militar foi dado em Fortaleza. A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB) que muda o nome da Praça Presidente Costa e Silva, no Bairro Henrique Jorge, para Praça dos Pássaros Livres. A mensagem representa um pedido consciente feito pelos próprios moradores da localidade e abraçado pelo Mandato Na Morada Fortaleza.

Para o parlamentar a mudança significa vitória contra "as marcas dos anos sombrios que atravessaram décadas em formato de homenagem, quando na verdade são motivo para tristeza e indignação". Costa e Silva foi o segundo presidente do período militar e responsável pela instituição do AI-5 – o golpe dentro do golpe – que liberou tantas torturas e violência contra aqueles que se erguiam contrários aos ditadores.

Agora, quem passar pela praça no Henrique Jorge, poderá reconhecê-la pela denominação singela Pássaros Livres. “Hoje o povo é livre de qualquer amarra dos negros anos de chumbo no Brasil”, ratifica.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)