Lukachenko alerta contra provocações em eleições presidenciais

O chefe de Estado belarusso, Alixandr Lukachenko, pediu nesta sexta-feira (2) em uma reunião do governo a evitar provocações ou ações não autorizadas durante as eleições presidenciais programadas para o dia 11 de outubro.

Alixandr Lukachenko

Ao se referir à segurança em todo o processo, o presidente assinalou que não podem se permitidas ações desautorizadas de forças às quais qualificou de destrutivas, segundo a agência de notícias Belta.

Durante o encontro, no qual foram analisados assuntos políticos e da sociedade, o líder da Belarus apontou que "o povo está farto dos exemplos de provocações e 'revoluções' que vê nos países vizinhos".

Em relação à sua participação no septuagésimo período de sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas, expressou que lhe permitiu novamente se certificar de que "se desenvolve uma dura luta não só pela redistribuição de recursos, mas pela partilha do mundo".

Comentou que todos se escondem por trás de palavras formosas, declarações e propostas, "mas se nota que cada nação persegue seu próprio interesse, sobretudo os mais potentes".

Convocou nestas circunstâncias a "proteger o país e o povo". Ao retomar o tema eleitoral, enfatizou que as eleições da Belarus devem ser democráticas, pacíficas ao máximo e se desenvolverem em um alto nível.

Segundo a Comissão Central Eleitoral, quatro candidatos disputarão a cadeira presidencial, com o presidente como o mais forte aspirante à vitória, de acordo com meios jornalísticos.

Os outros três participantes nas eleições são o líder do Partido Liberal Democrático, Serguei Gaidukévitch, o candidato do Partido Patriota, Nikolai Ulahovitch, e a ativista do movimento Fala a Verdade (Govorí Pravdu), Tatiana Korotkievitch.