CGU pede a Moro acesso irrestrito às investigações da Lava Jato

A Controladoria-Geral da União (CGU) pediu ao juiz federal Sérgio Moro, por meio de ofício, acesso irrestrito aos documentos e inquéritos da Operação Lava Jato. Moro já havia autorizado, no ano passado, que a CGU compartilhasse os dados obtidos por meio das investigações do esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

Juiz libera dados da Operação Lava Jato para órgãos de controle

A CGU, que é o órgão responsável pelo combate à corrupção no governo federal, informou que, apesar de Moro ter dado aval à instituição, a Polícia Federal (PF) interpretou que a decisão judicial valia até aquele momento e a pasta não conseguiu analisar inquéritos e provas acumulados nos últimos meses.

No documento, o órgão reforçou que a solicitação feita ao juiz tem como objetivo somar informações à apuração interna realizada pelo órgão.

Entre os alvos das investigações da CGU estão os ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró (Área Internacional), Renato Duque (Serviços) e Jorge Zelada (Área Internacional). Atualmente, a controladoria também investiga 29 empresas suspeitas de envolvimento com os desvios de dinheiro da estatal.

O objetivo da CGU é avançar no processo para que as pessoas ligadas à investigação interna da CGU, com suas respectivas punições, sejam concluídos até o fim do ano.