Venezuela busca experiência brasileira para promover setor agrícola 

As experiências brasileiras em políticas agrícolas voltadas para o apoio à produção e comercialização da agricultura familiar, compras públicas e abastecimento, desenvolvidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram apresentadas para representantes do governo venezuelano durante a Oficina de Cooperação Técnica Triangular entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Venezuela e Brasil. 

Venezuela busca experiência brasileira para promover setor agrícola - www.primeirahora.com.br

Na ocasião, o representante da Conab, João Marcelo Intini, destacou ações como a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), importantes ferramentas para impulsionar a agricultura e garantir o abastecimento alimentar do país.

Intini também mostrou como o Brasil executa suas políticas de compras governamentais de alimentos e como articular oferta e demanda de alimentos para instituições públicas.

“A intenção é contribuir a partir a experiência brasileira, que tem apresentado importantes resultados e que pode ser adequada às especificidades do país”. ressaltou o diretor da Conab.

A expectativa do governo da Venezuela é construir um plano operacional para implementar ações concretas que fortaleçam o sistema agrícola e alimentar.