Denúncia: a CIA investe no jornalismo

O Poynter Institute, um importantíssimo instituto de formação de jornalistas, acaba de anunciar a criação de uma rede mundial de verificação de fatos – ou checagem – (fact-Checking) da qual participarão mais de 60 organizações por todo o mundo.

Alexios Mantzarlis - Alexios Mantzarlis

O criador do Poynter Institute é o magnata estadunidense de imprensa, Nelson Poynter. Os estudos se desenvolvem sob ao direção de um chefe de redação – o dono do Tampa Bay Times – e incluem a possibilidade de que este personagem contrate os alunos mais obedientes.

O financiamento da nova rede de checagem provém do fundador do E-Bay, Pierre Omidyar [1] e da National Endowment for Democracy (NED), organização supostamente não governamental criada durante a guerra fria pelos Estados Unidos, Reino Unido de Austrália para prolongar – mais ou menos legalmente – as ações ilegais da CIA e de seus aliados [2].

A direção da International Fact-Checking Network (IFCN) estará nas mãos de Alexios Mantzarlis (foto), ex-colaborador do ex-premiê italiano Mario Monti.