Jornada da Luta Anti-imperialista será lançada em São Paulo

Acontece na noite desta quarta-feira (07), na capital paulista, o lançamento da Jornada da Luta Anti-imperialista. O evento contará com ato politico, um debate com João Pedro Stédile (MST) e integrantes da Articulação Continental dos Movimentos Sociais da Alba, seguido de uma confraternização cultural embalada por música latino-americana.

Manifestação contra a Alca em Cuba - Reprodução

O lançamento da Jornada acontece em clima de celebração dos dez anos da vitória popular sobre a Alca e de reflexão sobre os desafios atuais da luta do povo latino-americano.

Dirigentes que, durante os anos 2000, foram importantes para a derrubada da Alca estarão presentes no encontro. Na época eles integraram a “Campanha Continental contra a Alca” e angariaram mais de 10 milhões de votos.

Todo esse trabalho, mais os intensos debates e atividades realizados em países latino-americanos e caribenhos foram fundamentais para no dia 5 de novembro de 2005 os presidentes progressistas definitivamente “enterrarem” a Alca durante a Cúpula da OEA em Mar del Plata, na Argentina.

O fim da Alca foi o começo de novos tempos para a América Latina. A integração e o fortalecimento da soberania do continente entraram em foco e a luta anti-imperialista se fortaleceu. Mecanismos de integração econômica e social como o Mercosul, a Celac e a Unasul receberam incentivos significativos dos países membros a fim de impulsionar desenvolvimento regional.

Passados dez anos, a direita continua tentando desestabilizar o processo progressista em andamento, cada vez com mais voracidade. Diante deste cenário, a esquerda brasileira se reúne para fazer uma profunda reflexão sobre os atuais desafios da luta anti-imperialista e retomar a luta ideológica nas ruas e no campo das ideias.

É neste cenário de luta política acirrada que a Articulação Continental dos Movimentos Sociais da Alba convoca a Jornada Continental de Luta Anti-imperialista. As celebrações de dez anos do fim da Alca e as reflexões para o próximo período serão realizadas em 20 países até o dia 22 de novembro.
Na capital paulista o ato acontece no Sindicato dos Engenheiros, na Rua Genebra, 25, a partir das 19 horas. Veja mais informações e a programação completa na página do evento no Facebook.