Congresso Mundial sobre marxismo é realizado na Universidade de Pequim

Foi realizado entre os dias 10 e 11 de outubro, na Universidade de Pequim, China, o Congresso Mundial Sobre Marxismo: Marxismo e desenvolvimento da humanidade. O congresso contou com a participação de 400 acadêmicos estudiosos do marxismo de 20 países. Estavam presentes grandes nomes internacionais como Samir Amin, Rolf Hecker (diretor do projeto MEGA), entre outros.

Por Gaio Doria*

Congresso Mundial Sobre o Marxismo é realizado na Universidade de Peking - Foto: Gaio Doria

Esta iniciativa foi aprovada pelo Ministério de Educação da China e foi conduzida sob auspícios do Departamento de Propaganda do Partido Comunista da China, do Comitê Municipal do Partido de Pequim e do governo municipal. Patrocinado pela Escola de Marxismo da Universidade de Pequim, o evento é um fórum acadêmico de primeira classe cujo objetivo é reunir acadêmicos marxistas do mundo inteiro para discutir o desenvolvimento do marxismo em seus mais diversos aspectos.

É interessante ressaltar que é a primeira vez, desde a queda da maioria dos países socialistas, que uma conferência mundial deste porte sobre o marxismo é realizada em um país socialista.

Segundo os organizadores do congresso, o evento deverá ser realizado a cada dois anos e deve se tornar um importante centro de produção de conhecimento. O tema do primeiro congresso foi “marxismo e o desenvolvimento da humanidade”. O objetivo do encontro foi enfrentar e resolver os problemas atuais comuns da comunidade internacional; discutir os avanços e atrasos do marxismo; debater a experiência socialista chinesa e as práticas socialistas internacionais; acelerar o dialogo e comunicação acadêmica entre marxistas chineses e seus pares internacionais; e revitalizar e promover o desenvolvimento do marxismo no resto mundo.

No consenso de 9 pontos aprovado no congresso, os acadêmicos escreveram: “Afirmamos que o marxismo é resultado do desenvolvimento da civilização humana. Como um dos pensamentos mais influentes, ele revelou a tendência geral do desenvolvimento histórico social e apontou a direção do desenvolvimento da civilização humana. A forte vitalidade do marxismo deriva de sua visão científica do mundo, de sua metodologia, de sua grande perspectiva sobre o desenvolvimento histórico-social, e também de sua visão sobre o desenvolvimento livre e abrangente do ser humano”.

Esta iniciativa é parte do projeto encabeçado pela Universidade de Peking, conhecido como “Projeto Seis Marx”, que inclui a construção de um prédio de oito andares com o nome do grande pensador alemão, o estabelecimento de uma “coleção marxista” em adição às coleções sobre budismo, taoísmo e confucionismo já existentes na universidade, a criação de um site sobre estudos marxistas e a realização bianual do congresso mundial sobre o marxismo.

Nos últimos tempos, o governo chinês tem se preocupado com a entrada de ideias liberais no país e tem estimulado projetos como este, que busquem restituir a proeminência do marxismo na sociedade chinesa.