EUA: Trump e Hillary na ponta das pesquisas em Connecticut

O magnata Donald Trump lidera as intenções de voto republicanas no estado de Connecticut (noroeste), embora em uma disputa eleitorial pela presidência do país perca para os principais aspirantes a candidato pelo partido Democrata, segundo anunciou nesta terça-feira (13) uma pesquisa da Universidade Quinnipiac.

Donald Trump e Hillary Clinton

O estudo assegurou que o bilionário do setor imobiliário é apoiado por 34% dos republicanos registrados no estado, seguido pelo neurocirurgião retirado Ben Carson, com 14% e a empresária Carly Fiorina, com 11%.

Os outros candidatos do partido têm o apoio ainda menor, incluindo o senador Marco Rubio (Flórida), com 7%, o senador Ted Cruz (Texas) e o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, com 6% cada.

A pesquisa revela que 25% dos republicanos afirmaram que definitivamente não votarão em Trump e 22% descarta o voto em Bush, duas figuras que representam o forasteiro de Washington e o favorito da cúpula do partido.

Entre os democratas, Hillary Clinton lidera com 37% dos votos dos eleitores registrados nesse estado, seguida pelo senador independente Bernie Sanders (Vermont) com 25% e o vice-presidente Joseph Biden com 18%.

No caso de Biden não se envolver na prévia, os números de Hillary bateriam os 47% enquanto Sanders subiria para 29%.

Apesar de a ex-primeira dama estar na liderança, o estudo assinala que se Biden concorrer e for escolhido, seria um candidato melhor para enfrentar qualquer outro republicano. Ele bateria Carson por 11 pontos, Fiorina por 17 e Trump por 18. Hillary supera Carson por apenas dois pontos, Fiorina por cinco e Trump por sete pontos.

Uma prévia dos resultados eleitorais de 2016 feita pela organização Moody Analytics diz que o candidato presidencial democrata obterá 270 votos eleitorais em 2016, superando o total de 268 do candidato republicano, algo que se assemelha mais às possibilidades de disputa entre Hillary e Carson.

Fonte: Prensa Latina