Rodadas de negócios vão aproximar empresários do Recife e Bélgica  

Um Dia da Bélgica no Recife. Essa é a proposta feita pelo embaixador belga Jozef Smets ao vice-prefeito Luciano Siqueira durante visita protocolar sexta-feira (9). Segundo o diplomata, a ideia é que o evento aconteça entre os meses de março e abril de 2016, reunindo empresários, gestores públicos e dirigentes de instituições ligadas ao comércio e à indústria do estado em palestras, seminários e rodadas de negócios. 

Rodadas de negócios vão aproximar empresários do Recife e da Bélgica - Audicéa Rodrigues

Durante o encontro, o vice-prefeito do Recife traçou o perfil da cidade do ponto de vista social e de sua vocação mais para o setor de serviços do que industrial. Ele destacou ainda a forte vocação do Recife para o setor de Tecnologia da Informação tendo o Porto Digital como centro das atividades do segmento.

"O cerne de nossas atividades econômicas não está no setor industrial e as plantas industriais existentes se encontram instaladas no entorno da cidade. Entretanto, os centros de decisão, de formação e capacitação de recursos humanos, científicos e tecnológicos, bem como polos muito avançados de TI estão localizados no centro da cidade", explicou Luciano, ressaltando a assinatura de decreto pelo prefeito Geraldo Julio concedendo benefícios às empresas de TI que se instalarem no bairro de Santo Antônio, ampliando a área instalada do polo tecnológico.

O embaixador e o vice-prefeito conversaram ainda sobre as possibilidades de intercâmbios comerciais entre Pernambuco e a Bélgica, ambos destacando a ida de missões comerciais pernambucanas ao país europeu comandadas pela Fecomércio, com formação de parcerias de sucesso. Luciano lembrou que as relações comerciais entre o estado e os belgas poderão ser ampliadas com a realização do Dia da Bélgica no Recife, previsto para o ano que vem.

Questionado pelo diplomata belga sobre os principais desafios do Recife, Luciano disse, que o objetivo maior da gestão pública da cidade é a retomada do planejamento urbano. "Nossa cidade tem cerca de 1,6 milhão de habitantes e apenas 218 quilômetros quadrados e à semelhança de diversas cidades brasileira, a ocupação do Recife se deu de forma desordenada, não planejada".

"Nós temos um acúmulo de muitos problemas. Problemas de mobilidade urbana, habitacionais e ambientais; qualidade dos serviços públicos, educação, saúde, geração de empregos; manter a cidade minimamente limpa, pois há ruas no centro da cidade que tem que ser limpa até seis vezes no dia e, por isso, temos investido na educação ambiental das crianças. São muitos problemas que nos pressionam no dia a dia", explicou.

Segundo Luciano, combinado com isso, a gestão está retomando o planejamento urbano."Há projetos importantes nesse sentido como a implementação do Parque Linear do Capibaribe – Caminho das Capivaras, que vai transformar as margens do rio em espaços para caminhadas, com ciclovias e áreas de lazer. Esse é um grande projeto que nós compreendemos como um novo conceito de cidade e é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)", destacou.

O vice-prefeito do Recife elencou ainda outros projetos importantes visando a retomada do planejamento urbano, como o Plano Diretor de Drenagem, com intervenções voltadas para a redução de alagamentos e em vias de conclusão e o Plano de Mobilidade Urbana, que prevê a utilização de diversos modais de transporte, também em curso. Luciano destacou ainda o fato de o Recife ser uma das oito cidades que estão no programa da ONU que tem como foco a realização do inventário de carbono visando reduzir, drasticamente, a emissão de gases de efeito estufa.

O embaixador estava acompanhado do cônsul honorário no Recife, Josef Bamps. Luciano colocou a PCR à disposição para auxiliar o diplomata na realização do evento Um Dia de Bélgica no Recife.

Audicéa Rodrigues
Do Recife