Argentina: para além das eleições presidenciais

Às vésperas das eleições presidenciais na Argentina, o Portal Vermelho traz uma cobertura que vai além dos fatos políticos e aborda também questões históricas e culturais. O primeiro turno acontece no próximo domingo (25) e caso o pleito seja levado ao segundo turno, este será realizado no dia 22 de novembro. O presidente eleito toma posse no dia 10 de dezembro; esta é a primeira eleição, em anos, que não conta com nenhum dos Kirchner na disputa.

Por Mariana Serafini

Bandeira da Argentina - Reprodução

Daniel Scioli, o candidato da Frente Para a Vitória, apoiado por Cristina Kirchner, segue liderando as pesquisas eleitorais. Enquanto isso, os dois opositores da direita, Maurício Macri (Cambiemos) e Sérgio Massa (UNA- Frente Renovadora) disputam entre si a tentativa de levar as eleições para o segundo turno. Outros três candidatos disputam a posição de “terceira força política do país”: Margarita Stolbizer, da Aliança Progressista, Nicolás del Caño (Aliança Frente de Esquerda e dos Trabalhadores) e Adolfo Rodríguez Saa, da Aliança Compromisso Federal.

O especial do Portal Vermelho traz uma entrevista exclusiva com o secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista da Argentina, um balanço das principais ações do governo de Cristina Kirchner, além dos programas sociais implementados durante seu governo que foram responsáveis por diminuir as desigualdades.

A política externa voltada para a integração continental aplicada pela Argentina, além do enfrentamento corajoso da presidenta aos chamados fundos abutres, também recebem destaque nesta edição. Assim como a punição aos torturadores e generais da ditadura militar no país. Os rumos adotados na economia durante os mandatos dos Kirchner e as ações de fomento à ciência e tecnologia também são destaque.

Com relação à história da Argentina, regatamos o episódio mais marcante do século 19, por meio de uma entrevista com o pesquisador brasileiro Gabriel Passetti, que fala sobre seu livro Indígenas e criollos. A histórica eleição presidencial de 1916, que levou ao poder um dos líderes políticos mais notáveis do país, Hipólito Yrigoyen também recebe destaque; assim como a histórica Guerra das Malvinas, que levou ao fim da Ditadura Militar imposta em 1976 pelas forças armadas do país. Além do período desastroso em que Carlos Menem ocupou a Presidência e as estratégias imperialistas para colocar Argentina e Brasil um contra o outro. 

Se a rixa entre Argentina e Brasil no futebol rende boas histórias, imagine no caso da Guerra das Malvinas, transportada para o campo de futebol. Quando, na Copa do Mundo do México, de 1986, a Argentina eliminou os britânicos com o famoso gol “mão de Deus” de Maradona. E como o assunto é futebol, falamos também sobre a a Copa realizada na Argentina, durante a ditadura. 

Cultura

Impossível falar em Argentina e não lembrar da extensa produção cinematográfica do país, por isso trouxemos uma seleção de cinco filmes que não contam com a presença de Ricardo Darín! No campo da literatura destacamos a relação entre os escritores Jorge Luis Borges e Bioy Caseres. O conto selecionado pertence ao livro Contos de Amor, de Loucura e de Morte, do uruguaio naturalizado argentino, Horacio Quiroga. O tango recebe destaque na figura de Carlos Gardel.

A ideia deste caderno é aproximar o leitor brasileiro do que acontece no país vizinho e mostrar que ao longo da última década, com os diversos mecanismos de integração continental, as relações bilaterais foram ampliadas e fortalecidas, mas isso só foi possível porque os dois países têm mais características em comum do que se imagina. Boa Leitura!