Nestor e Cristina Kirchner, campeões na avaliação popular

Uma pesquisa recente, publicada pelo Página 12 (10/10/2015) revelou que Cristina Kirchner está entre os presidentes da República que melhores recordações deixaram para os argentinos.

néstor e cristina kirchner - Wikicommons

A pesquisa, realizada pela empresa Prospectiva, mostrou Néstor e Cristina Kirchner, e Raúl Alfonsín, nessa ordem, como os presidentes que apresentam mais avaliações positivas que negativas a respeito de seu desempenho no cargo.

Néstor Kirchner se destaca no campo econômico e na defesa dos interesses nacionais; Cristina, na área social e na defesa dos humildes e do povo; e Alfonsín, por sua honestidade.

Eles são os únicos que apresentaram mais opiniões positivas que negativas. Por outro lado, foram extremamente mal avaliados os ex-presidentes Eduardo Duhalde, Carlos Menem e Fernando de la Rúa – eles receberam mais opiniões negativas que positivas sobre sua gestão.

A pesquisa foi dirigia pelos especialistas Facundo Nejamkis e Andrés Gilio, da Prospectiva. Foram entrevistadas 1.582 pessoas em Buenos Aires, Córdoba, Rosario e outras 22 cidades argentinas, e foi realizada entre os dias 2 e 4 de outubro.

Néstor Kirchner alcançou a aprovação de 63% dos consultados, encabeçando a aprovação dos presidentes do período democrático.

Cristina também teve mais avaliações positivas (53%) que negativas (43%), sendo a segunda melhor aprovada.

O terceiro ougar coube a Raul Alfonsin, com 38% de opiniões positivas