TV Senado mostra a luta pela adoção do voto feminino no país 

A TV Senado exibe, neste final de semana, o oitavo episódio da série Senado na História, que trata dos debates ocorridos durante a República Velha (1889-1930) sobre o direito das mulheres participarem da vida política do país. A pressão de mulheres como Bertha Lutz, criadora da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), e Leolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino, transformou a política e trouxe para o Senado a discussão sobre a participação feminina. 

TV Senado mostra a luta pela adoção do voto feminino no país - Agência Senado

O documentário, dirigido por José Geraldo Coêlho e produzido por Lorena Maria, mostra que a Proclamação da República não pôs fim às estruturas de controle e exclusão que prevaleceram no período imperial. Além das mulheres, os analfabetos, os ex-escravos e os pobres eram impedidos de votar.

Depoimentos das historiadoras Lucília de Almeida Neves e Ane Cajado e da feminista Schuma Schumaher, coautora do livro As Herdeiras das sufragistas, detalham a história da luta pela cidadania das mulheres brasileiras.

No programa, são exibidos documentos originais do Arquivo do Senado Federal — como o abaixo-assinado da FBPF, entregue em 1927 com mais de duas mil assinaturas — e cenas de filmes históricos.