Um satélite que fala porteño

Em 30 de setembro de 2015 a Argentina lançou, com êxito, a partir da base de Kourou (Guiana Francesa), seu segundo satélite de telecomunicações, o Arsat-2. Sua construção, com tecnologia própria, levou 4 anos, desde a finalização do projeto até sua colocação em órbita. É o segundo satélite geoestacionário argentino – o Arsat-1 foi lançado em 16 de outubro 2014.

Arsat-2 satélite argentino - Prensa Planificación

O projeto custou US$ 250 milhões; sua construção empregou quatrocentos especialistas e ficou a cargo da empresa estatal Invap.

O Arsat-2 vai cobrir a Argentina, as Ilhas Malvinas, os Estados Unidos e todos os países da América do Sul com serviços de DTH, broadcast de canais de TV aberta, Internet e ainda telefonia e dados sobre IP.

O Arsat-2 tem três antenas (uma fixa e duas direcionáveis) que transmitem em banda C e em banda Ku – são 26 transponders em banda Ku e 10 em banda C.

Lançado pelo foguete Ariane-5, da Arianespace, faz parte de uma série de três satélites que compõem o Sistema Satelital Geoestacionario Argentino de Telecomunicações, coordenado pelo Ministério de Planificação Federal argentino.

Estão previstos ainda os lançamentos de outros artefatos semelhantes: o Arsat-3 (2019) e outros dois previstos para 2020 e 2023