Pedaladas fiscais nos EUA não configuram crime

Os Estados Unidos passaram nesta terça-feira (20) o limite da dívida pública estipulado em US$ 18,165 trilhões. Em breve a administração Obama não terá dinheiro e deverá fazer o que no Brasil se convencionou chamar de “pedaladas fiscais” e que é apresentado pela oposição de direita como “crime fiscal”.

Jack Lew, secretário do Tesouro dos EUA

A administração Obama terá de retirar fundos da área da Previdência, para depois cobri-los, como já fez anteriormente. Em 2011 o governo teve de decretar a suspensão dos pagamentos a servidores, fechamento de repartições e a perda do grau máximo de investimento do país para não chegar ao limite, que em pouco tempo foi aumentado.

A dívida atual do governo norte-americano compromete 107% do PIB. Outra alternativa era cortar o Medicare e o pagamento do seguro-desemprego, mas devido aos custos sociais a administração não deverá alterar nada dessas áreas.

A previsão de fim para as reservas do Tesouro estadunidense é para o dia 3 de novembro, segundo o secretário do Tesouro do país, Jack Lew.

“De fato, nós não prevemos nenhum cenário razoável no qual isso vá durar por um período de tempo prolongado”, disse Lew. Ele solicitou, em 15 de outubro, a elevação mais uma vez do teto da dívida.

Segundo ele, os EUA vão esgotar sua capacidade de emprestar mais dinheiro em torno de 5 de novembro.