Direita espanhola se vê amedrontada com resultados em Portugal

Os resultados eleitorais em Portugal, que resultaram em uma esquerda disposta a viabilizar o governo do Partido Socialista, dominaram os debates do primeiro dia de reuniões do Partido Popular Europeu (PPE), que estão sendo realizadas em Madri. O Partido Popular da Espanha já imagina o que vai lhe acontecer em dezembro se perder a maioria no parlamento.

Mariano Rajoy

Ao chegar à reunião do PPE, o primeiro-ministro espanhol afirmou esperar que o PSOE faça tudo para o tirar do governo se o PP vencer as eleições sem maioria, a exemplo do que aconteceu na formação dos governos regionais e das autarquias após as eleições deste ano. Com vantagem em todas as pesquisas para as próximas legislativas, Rajoy comprometeu-se a não ser candidato a liderar o governo se não for o partido mais votado.

Em relação ao acordo dos partidos da maioria parlamentar de esquerda em Portugal, Rajoy disse esperar “que isso não aconteça na Espanha e que a força mais votada possa governar”.

Dois importantes dirigentes do PP, Gónzalez Pons e Soraya Sáenz de Santamaria, bem como o secretário-geral do PPE, António López-Istúriz, mostraram-se temerosos que das urnas de dezembro saia uma solução à esquerda, com o PSOE, o Podemos e a Izquierda Unida conquistando a maioria dos deputados. “Espero que aqui não tentem este tipo de coligações”, afirmou López Istúriz.