Médicos são homenageados em solenidade na Assembleia Legislativa

O Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, foi lembrado em sessão solene na Assembleia Legislativa, na noite da última quarta-feira (21/10). A solenidade atendeu requerimento do deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB), subscrito pela deputada Fernanda Pessoa (PR). Durante o evento, 26 médicos foram homenageados pelo trabalho desenvolvido em favor da sociedade cearense.

“A Casa presta esta singela homenagem aos profissionais que em sua grande maioria desejava desde crianças serem médicos. São médicos em suas casas, que muitas vezes deixam suas famílias pela causa da saúde”, ressaltou o deputado Carlos Felipe. O parlamentar ainda citou várias conquistas da saúde no Ceará, como a atuação do Hospital Geral de Fortaleza, da Santa Casa de Misericórdia e os consórcios públicos de saúde.

A deputada Fernanda Pessoa prestou homenagens aos médicos, professores, estudantes, pesquisadores, associações e todos os profissionais da área pelo papel que desempenham em benefício da saúde da população do Estado. “São guardiões das nossas vidas. É um profissional merecedor de todo respeito e reconhecimento pelos anos de dedicação, de estudos e serviços. E por lutar em favor da saúde, da vida, e contra as doenças, a dor e a morte”, afirmou.

Darival Bringel de Olinda, presidente da Unimed Ceará, ressaltou que o Ceará tem muito a comemorar em relação à saúde, em virtude de possuir uma das melhores redes públicas do Brasil e contar com boa formação em Medicina. Ele citou ainda que entre os planos da operadora de saúde está a construção de grandes unidades da Unimed em Juazeiro do Norte e em Tianguá.

O diretor geral do Hospital Geral de Fortaleza, Romero de Matos Esmeraldo, agradeceu a homenagem e salientou que o Ceará apresenta uma das melhores situações na saúde pública, apesar da crise econômica. “O Hospital Geral de Fortaleza não diminuiu os atendimentos à população, mesmo com falta de material que muitas vezes acontece. Isso se deve à dedicação do seu corpo clínico e de todos que fazem o hospital”, ressaltou.

Entre os 26 profissionais médicos que receberam placas de homenagem estão o médico infectologista e ex-secretário estadual de Saúde Anastácio Queiroz; o também ex-secretário da Saúde do Ceará e especialista em Educação e Saúde da Família, João Ananias; o mastologista Luiz Gonzaga Porto; a ginecologista Maria Tereza Dias; o médico Darival Bringel de Olinda; e o fundador da Hapvida Saúde, Cândido Koren de Lima (representado pelo diretor superintendente da instituição, Gustavo Barros de Oliveira).

A solenidade contou ainda com as presenças do ex-governador do Ceará Gonzaga Mota, o secretário adjunto da saúde do Ceará, Marcos Antônio Gadelha Lima, representando o governador Camilo Santana; o coronel médico Rômulo Temóteo da Silva, representando o general de Divisão Marco Freire Gomes, comandante da 10ª Região Militar; e Lino Antônio Cavalcante, secretário geral do Conselho Regional de Medicina.

O dia 18 de outubro é dedicado aos médicos em referência ao Dia de São Lucas, santo padroeiro da Medicina.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa