PM de Alckmin mata quase duas pessoas por dia

Dados divulgados nesta quinta (22) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostram que, de janeiro a setembro deste ano, 469 pessoas foram mortas por policiais militares em serviço no estado. Isso quer dizer que, a cada semana, 12 pessoas são mortas por PMs – quase duas por dia. 

Violência Policial

No ano passado, foram 477 mortes no mesmo período – uma redução de 1,67%, insipiente diante do tamanho da tragédia. E, 2015, janeiro foi o mês com o maior número de ocorrências, com 82 mortes. Já em setembro, foram 37. 

O levantamento não inclui outros dados de letalidade policial, como os envolvendo policiais civis e PMs de folga, a exemplo daqueles acusados de envolvimento em chacinas ocorridas no estado este ano, como a de Osasco e Barueri, que resultaram em 19 mortos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os índices de letalidade começaram a registrar queda a partir do segundo semestre deste ano. Para o secretário Alexandre de Moraes,  a diminuição das mortes está relacionada à Resolução 40, que determina que, para casos de vítimas em confrontos com policiais, as Corregedorias da Polícia, o comandante do batalhão e o delegado da área se dirijam até o local dos fatos. O Ministério Público também precisa ser comunicado imediatamente.

Relatório da Anistia Internacional, divulgado no mês passado, aponta a força policial brasileira como a que mais mata no mundo. Também em setembro, o Vermelho produziu um especial, com uma série de matérias, entrevistas e artigos sobre a violência no país. Clique aqui para ler