Lula no Piauí: "Aprendam a viver democraticamente"

Luiz Inácio Lula da Silva foi recepcionado no Piauí de forma calorosa. Lula veio ao Piauí receber os títulos de cidadão piauiense e de cidadão teresinense. A solenidade em homenagem ao ex-presidente foi realizada na Assembleia Legislativa, em um ato político amplo que contou com diversos parlamentares e lideranças políticas locais, incluvise com a participação do governador do estado Welligton Dias.

Por José Carvalho Rufino, secretário de Comunicação do PCdoB/PI

Lula: Estou na pista para 2018 - Ricardo Stuckert/Instituto Lula.
O PCdoB foi representado na solenidade pelo seu presidente estadual, o ex-deputado federal Osmar Junior e pelo vice-presidente José Carvalho. O presidente do poder legislativo piauiense, Temisthocles Sampaio, em seu discurso de saudação, agradeceu ao presidente Lula os investimentos e as ações realizadas no Piauí durante o seu governo, e que promoveram sensível melhora nas condições de vida dos piauienses. O presidente Lula agradeceu o carinho do povo do Piauí e o apoio político que sempre teve. Ele também se disse honrado com a homenagem que o povo do Piauí e de Teresina lhe prestavam naquele momento.
 
À noite, o presidente Lula participou da Plenária de Mobilização da Educação, que contou com lideranças dos partidos políticos aliados e também com representantes dos movimentos sociais.

Lula destacou a importância da educação para a construção de um Brasil mais igual e falou da necessidade de acompanhamento do Plano Nacional de Educação, umas das maiores conquistas do povo brasileiro nessa área. Sobre a educação o presidente Lula acrescentou: " É através da educação que a gente consegue criar as oportunidades iguais para todos os seres humanos", O ex-presidente também destacou os avanços da educação no Piauí: " Vocês estão oferecendo ao Brasil o mais belo exemplo da educação de qualidade. O Piauí tem a melhor escola pública do Brasil, a Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves".
 

Na manhâ desta quinta-feira (23), o presidente Lula, em entrevista à jornalista Cínthia Lages, através das rádios Boa FM e  Meio Norte FM, tratou da crise política que o Brasil atravessa e defendeu os avanços e as conquistas do seu governo e da presidenta Dilma Rousseff.

Lula chamou a atenção para a importância da democracia, e se manifestou afirmando: " Eu peço para que aprendam a viver democraticamente. Eu peço para que as pessoas respeitam a presidenta Dilma Rousseff, pois ela representa uma institução e nós temos que aprender que respeito é bom e todo mundo quer e precisa". Sobre o seu futuro político e as eleições de 2018, Lula afirmou: "Eu já cumpri com a missão da minha vida, e apesar de tudo que se escreve eu tenho consciência de que poucos presidentes fizeram o que fiz pelo Brasil, e só fiz porque tive ajuda do povo que me apoiou e acreditou em mim. O povo brasileiro percebeu que o país já mudou e agora nós temos que torcer para aparecer novas lideranças, pessoas mais preparadas e com mais força, mas eu quero deixar claro que eu estou me cuidando e não vou deixar que o país volte a ser o que era antes. Eu estou na área, no banco de reserva olhando o jogo e preparado para qualquer situação. Estou na pista para 2018".