Argentina: FPV elege governador na maioria das províncias

Neste domingo (25), além de votar para a presidência, os eleitores argentinos escolheram também os governadores de nove províncias; destas, a coalizão governista Frente Para a Vitória (FPV), do candidato Daniel Scioli, foi vencedora em cinco. Já a Cambiemos, de Maurício Macri, conquistou apenas o governo da província de Buenos Aires. Os resultados apresentados pela Câmara Nacional Eleitoral ainda são considerados “provisórios” e em dez dias a Justiça apresenta o veredito oficial.

eleições na Argentina - Telám

A província de Buenos Aires é considerada a maior e mais importante do país. Dos 32 milhões de eleitores, 12 milhões estão concentrados na capital federal. A candidata da coalizão Cambiemos, Maria Eugênia Vidal, foi eleita com 39,49% dos votos e derrotou Aníbal Fernández (FPV) que conquistou 35,4% do eleitorado bonaerense.

A província da presidenta Cristina Kirchner, Santa Cruz, elegeu Alicia Margarita Antonia Kirchner com 67,47 % dos votos. Ela integra uma união de chapas.

A Frente Para a Vitória elegeu governadores também em Catamarca, onde Lucia Benigna Corpacci fez 49,80% dos votos; em Entre Ríos Gustavo Eduardo Bordet teve 42,33% dos votos, contra 39,57% do candidato da Cambiemos, Alfredo Luis de Angeli; em San Juan o vencedor foi Sergio Uñac com 53,59% e em Missiones o candidato governista Hugo Mario Passalacqua foi eleito com 63,41% dos votos contra 13,51% de seu opositor Alex Roberto Ziegler.

As outras três províncias que não serão governadas nem pela coalizão governista, nem pela oposição Cambiemos são: Chubut, onde o candidato vencedor foi Mario das Neves, da Aliança Frente União Chubut com 41,34%; San Luis, que elegeu Alberto Jose Rodriguez Saa, da Aliança Compromisso Federal com 56,17% e Jujuy, onde o candidato vitorioso foi Ruben Gerardo Morales da Frente Muda Jujuy, com 58,34% da votação.

Pela primeira vez os argentinos terão um segundo turno presidencial, que acontecerá no dia 22 de novembro entre os candidatos Daniel Scioli (FPV) e Maurício Macri (Cambiemos). Veja a cobertura especial que o Vermelho fez das Eleições na Argentina neste link.