Cida Pedrosa lança seu sétimo livro nesta terça-feira, no Recife 

Nesta terça-feira (27), a camarada Cida Pedrosa lança no Recife o livro Claranã, o sétimo de sua carreira de poeta.O evento acontece na Torre Malakoff, localizada no Bairro do Recife, área central da cidade, a partir das 19h. O livro é editado pela Confraria do Vento, com ilustrações de Marcelo Soares e prefácio de Braulio Tavares. 

Cida Pedrosa lança seu sétimo livro nesta terça-feira, no Recife

"O livro é para mim uma nova experiência estética. Nele viajo pelo cordel e por gêneros de cantoria. Gloso motes de grandes mestres da poesia, me embrenho pelos sons da minha ancestralidade, me reencontro com o Sertão que nunca saiu de mim", explica Cida.

"É um novo momento na minha vida literária, pois sempre publiquei livros com poemas de versos livres. Um desafio, pois caminho, utilizando outra forma, pelos temas que são comuns a minha escrita: do erotismo à morte, da dor à celebração e, principalmente, a reflexão sobre a poesia e a arte", completa a autora, que além de poeta é advogada na área de Direitos Humanos e secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife.

Segundo o vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do PCdoB, Luciano Siqueira, "o novo livro da poeta Cida Pedrosa, nossa querida secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, expressa o vigor e a leveza de sempre, em ousada experiência estética".

O escritor, poeta, tradutor, compositor e pesquisador Braulio Tavares, que assina o prefácio de Claranã, diz que Cida Pedrosa "teve com a poesia, como tantos de nós, essa relação epidérmica e total, que ela conta de maneira tocante nas palavras de introdução a esta sua coletânea de versos. As histórias recitadas, as parlendas das brincadeiras de criança, as adivinhações em verso, os travalínguas. As canções sem dono como a do estudante e do pavão, que nos faziam chorar de tristeza e hoje nos fazem conter o choro de saudade. E em volta de tudo, encorpando tudo, dando núcleo e atração gravitacional a essa paixão atávica pelo verso, as duas vigas mestras da poesia nordestina: a literatura de cordel e a cantoria de viola".

Vozes femininas

O lançamento de Claranã terá ainda recital com as também poetas Mariane Bigio, Susana Morais e Silvana Menezes, que recitarão poemas do livro. "Elas estão entre as melhores recitadoras que conheço. Já vivi momentos lindos com as três. Andamos Pernambuco todo recitando, performando, divulgando a poesia de mulheres. Juntas incitamos a formação de grupos e a busca pela oralidade. Pela experiência em poesia popular, Mariane e Susana vão conduzir a récita e Silvana vai abrilhantar a festa fazendo uma participação especial", afirma Cida. As quatro formam o grupo de poesia Vozes Femininas.

Audicéa Rodrigues
Do Recife