Conselho Eleitoral inicia apuração das eleições presidenciais do Haiti

O Conselho Eleitoral Provisório do Haiti começou nesta segunda-feira (26) a contagem dos votos das eleições presidenciais, legislativas e municipais realizadas no último (25). Ainda não há previsão de divulgação do resultado. Cerca de 5,8 milhões de haitianos foram às urnas para escolher presidente, 119 deputados, 20 senadores e 142 prefeitos. Os eleitores tiveram de escolher entre 54 candidatos à presidência.

Eleições no Haiti - Granma

O primeiro-ministro Paul Evans e o presidente do Conselho Eleitoral Provisório, Pierre Louis Opont, advertiram nesta segunda-feira (26) que candidatos e partidos políticos devem esperar os resultados preliminares oficiais. Acrescentaram que haverá sanções para quem se declarar vencedor ou divulgar dados parciais antes do resultado definitivo.

Evans classificou as eleições como “um passo extraordinário” na renovação política, que permitirá inaugurar um novo parlamento em janeiro de 2016. Ele lembrou que, para o dia 27 de dezembro, está previsto o segundo turno das eleições presidenciais.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro saudou o governo e o povo haitianos pela bem-sucedida realização das eleições, “etapa fundamental do processo democrático e condição indispensável para o desenvolvimento, fortalecimento institucional e preservação dos ganhos obtidos nos últimos anos no Haiti”.

Em nota, o Itamaraty informou que o governo brasileiro ressaltou a importante contribuição da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) e de toda a comunidade internacional ao processo eleitoral. A nota também elogiou a Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), chefiada pelo embaixador Celso Amorim.