Em meio à crise, bancos podem ter lucro de R$ 14,5 bi

A crise não é para todos. De acordo com matéria do jornal Valor Econômico desta quarta (28), a prévia dos resultado dos quatro grandes bancos do Brasil no terceiro trimestre mostra que eles, juntos, podem registrar R$ 14,5 bilhões de lucro líquido recorrente. Isso significa um aumento de 5,4% em relação ao mesmo período de 2014.

Dinheiro - Reprodução

O jornal ressalta, no entanto, que o desempenho, se confirmado, significará a redução no ritmo de crescimento do lucro do grupo formado por Bradesco, Itaú, Santander e BB. Isso porque,  na comparação com o segundo semestre deste ano, houve uma queda de 5,6% em relação aos lucros. 

De acordo com o jornal, a safra de resultados do setor começa na quinta-feira, com a divulgação dos números do Bradesco e Santander e, no centro das expectativas de analistas, estará a evolução da inadimplência, uma peça-chave para entender o cenário para os bancos.

Ainda segundo o jornal, analistas do UBS creem que a inadimplência deve ficar “relativamente sob controle” até o fim do ano, com um aumento de 10 a 20 pontos-base. Para o gerente geral de relações com investidores do Banco do Brasil, Bernardo Rothe, há uma “pressão de inadimplência” no segmento de financiamento às empresas, mas ele avalia que o nível de atrasos está sob controle.